Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Coronel Vivida inaugura o 1º Carport com energia renovável do Estado
planejamento@coronelvivida.pr.gov.br
Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Na tarde desta quarta-feira (10/08), aconteceu a inauguração do 1º Carport para o carregamento de carro elétrico com energia renovável. Coronel Vivida é o primeiro município do Paraná a contar com este serviço, que será totalmente gratuito para quem possui carro elétrico.

“Nós estamos sendo pioneiros na instalação deste carport, que vai proporcionar o abastecimento de veículos elétricos que transitam por Coronel Vivida e por este corredor do Sudoeste”, destacou o prefeito Anderson Manique Barreto. Ele afirmou ainda que “é uma data muito importante e de orgulho por estarmos inovando também neste setor energético”.

A iniciativa é da empresa Pacto Energia Distribuição Paraná, que desenvolveu o projeto do ponto de recarga automotiva – Eletroposto – instalado na Praça Angelo Mezzomo, na área central do município.

O objetivo é disseminar a tecnologia de veículos elétricos. Para isso, a Pacto Energia em parceria com a Renault Mobilize e a WEG lançaram ainda o app de Carsharing (compartilhamento de veículos). Também será estruturado um ponto itinerante de atendimento e esclarecimentos de dúvidas em relação a utilização do equipamento e app de mobilidade.

Segundo Rodrigo Pacheco, presidente do Grupo Pacto Energia, esta é a inauguração do primeiro projeto de pesquisa e desenvolvimento, do qual a Concessionária Pacto Energia Paraná, tem obrigação regulatória perante a ANEL, de desenvolver e aplicar parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

“O projeto que a gente elegeu como prioritário para este ciclo de pesquisa e desenvolvimento, foi de implantar um projeto de mobilidade elétrica, com carregamento via energia renovável, que neste caso aqui é solar, através do nosso Carport. Esta é a primeira inauguração deste projeto de pesquisa e desenvolvimento”, relatou Rodrigo.

Até o fim do ano, carros e motos elétricas poderão realizar o abastecimento de forma gratuita, tanto para vividenses, como para visitantes que estiverem passando pelo município.

“Todos que possuem habilitação poderão fazer um cadastro e daí poderão compartilhar desta tecnologia. A iniciativa é essa, é disseminar essa tecnologia, que a gente já conhece bem, desde 2017/2018 e atrair também a população que possui veículos elétricos”, afirmou Arthur Galvão, gerente da Pacto Energia Paraná. Arthur concluiu que "basta apenas estacionar no Carpart e engatar na tomada, um processo bem automático”.


Assessoria de Imprensa

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Atendimento

Coronel Vivida - PR
Praça Angelo Mezzomo, Centro | 85550-000
(46)3232-8300
administracao@coronelvivida.pr.gov.br
Atualizado Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022 às 16:03:50